quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Laufrad ou Balance Bike: um jeito mais fácil de aprender a andar de bicicleta

Eu aprendi a andar de bicicleta, já tinha uns 6 anos e usava uma daquelas bicicletas com rodinhas. Passou um tempo, talvez alguns anos, e vários tombos até andar de bicicleta normal.
Aqui na Alemanha, dificilmente você verá uma criança usando bicicleta de rodinhas. Caso veja alguma, pare e preste atenção em que língua ela está falando, pois provavelmente ela NÃO é alemã.
As crianças alemãs começam desde bem novinhas (mais ou menos 2 anos) a usar uma bicicleta chamada Laufrad, que é uma bicicleta sem pedais.
A primeira vez que vi achei super estranho e não entendi a lógica daquilo. Mas depois, observando, percebi como esse realmente é um modo muito mais fácil de se aprender a andar de bicicleta. O mais difícil no processo de "andar de bicicleta" não é o ato de pedalar, mas sim o EQUILÍBRIO.
Andando nas Laufrads as crianças estão treinando seu equilíbrio e é impressionante como em pouco tempo elas pegam o jeito. É muito comum você se deparar com crianças de 3 anos e pouco que já conseguiram passar para as bicicletas normais e SEM RODINHAS.
Isso mesmo! Depois de aprender a manter seu equilíbrio, a transição é direta e fácil.
Carol dando uma volta na sua Laufrad superestilosa.

E quais são os benefícios da Laufrad?
- Ajuda a desenvolver o equilíbrio estático e dinâmico
- Melhora a coordenação
- Estimula a auto-confiança em suas capacidades físicas
- Estimula a atividade física, pois além de ser um exercício, é uma brincadeira.

E vocês? Já consideraram uma Laufrad para seus pequenos? Contem suas experiências com o aprendizado dessa atividade tão prazerosa que é andar de bicicleta!