quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Comic Con Berlin: Nós fomos!


Como todo nerd que se preza, nosso sonho sempre foi ir à Comic Con em San Diego. Mas estávamos aqui em Berlim quando aconteceu a Comic Con desse ano... como íamos perder?
Era nossa primeira vez em um evento desse tipo e não estávamos certos de como seriam os procedimentos para entrar, a alimentação, chegada e se seria child friendly.
Nós descobrimos tudinho e contamos aqui para vocês!

Afinal... o que tem lá?


Mulher Maravilha e Mulher gato se encontram e trocam figurinhas

Tudo o que pode deixar um nerd e fã de cosplay, seriados, filmes de fantasia, heróis, quadrinhos e ficção científica completamente louco!
Para começar, o clima já estava diferente na estação de trem, pois pegamos o S5 e nos sentamos ao lado de um personagem de mangá. Ao descermos em Messe Süd, cruzamos na plataforma com personagens de Star wars, guerreiros, cavaleiros e super heróis. 
Dentro do evento, tinha um "pega turista" antes da entrada com um fotógrafo cobrando 15 euros por foto com uma réplica do DeLorean (o carro de De Volta Para o Futuro), sendo que lá dentro era possível fazer a sua foto se graça! Então conselho de mãe que vale muito aqui: antes de saírem comprando qualquer coisa, dêem uma volta pois vocês podem achar bem mais barato (ou até gratuito) a alguns metros.
A feira estava dividida em dois galpões: um com os famosos de filmes e seriados e onde aconteciam os painéis e outra com produtos para fãs e os desenhistas, que executavam seus trabalhos na hora.
Para provar aos amigos que é verdade!


No dia que fomos, estavam o Christopher Loyd (De volta para o futuro), a Jean Grey (X-Men), o Tyrese (Walking Dead) entre outros. Com certeza, na Comic Con de San Diego tem mais famosos, mas sendo o grande fã de De Volta Para o Futuro que o Eduardo é... eu diria que ele zerou a vida ao ficar a poucos passos do Doc. 
Mas, sinceramente, para as crianças a diversão maior sem dúvidas são os cosplays pois a sensação é de que entramos em um mundo mágico de bruxas, guerreiros e heróis. Carolina foi em sua fantasia de Mulher Maravilha e fez questão de tirar foto com todas as princesas que encontrou. Pena que a princesa Jujuba de Hora de Aventura não era lá muito simpática pois ela ficou estática quando deu de cara com uma princesa que até a pele era cor-de-rosa. Ela não parava de seguir a moça, mas não conseguiu sua fotinho...quem sabe ano que vem?
A emoção de encontrar a princesa do Mario, que era uma fofa e foi cheia de simpatia com nossa pequena
A maioria dos cosplayers é extremamente simpático e acessível e na hora da foto eles encarnam os personagens, fazendo poses típicas, caretas...coisa de enlouquecer a criançada.
Além dos cosplayers circulando pra lá e pra cá, tem obviamente o concurso no palco principal, mas esse nós não conseguimos acompanhar pois crianças não são exatamente conhecidas por serem pacientes assistindo eventos. Pelo mesmo motivo, não assistimos nenhum painel.

Mas vale a pena ir com crianças?


Sem dúvidas! Apesar de pequena (3 anos), Carolina curtiu muito. Adorou fazer fotos, interagir com os personagens e mascotes, ver as coisas diferentes que haviam por lá, montar Lego no estande do Minecraft e, claro... GANHAR O SEU PRÓPRIO PIKACHU!
A emoção de quem acabou de capturar um Pikachu

Dicas práticas para famílias:


- Pode levar seu filho fantasiado sem medo. Eles vão amar e ainda vão fazer o maior sucesso mesmo no meio dos cosplayers mais perfeccionistas.
- É permitido entrar com seu próprio lanche e suco/água.
- Caso não queira carregar peso, tem dentro dos pavilhões estandes de alimentação.
- Defina com seu filho um valor máximo para ser gasto naquele dia. A variedade de brinquedos, roupas e bugigangas é enorme e sem um budget definido, você vai ficar louco... e pobre!
- A maioria dos cosplayer é acessível e aceita ser filmado e/ou fotografado, mas obviamente que é educado perguntar antes de sair clicando na cara da pessoa. Até a Carol fez sucesso com sua fantasia e foi clicada por lá (com nossa autorização prévia, claro).
- Tem MUITA coisa para ver, pode chegar cedo que é capaz do dia acabar e você ainda estar andando sem ter visto tudo com calma.
Super Carol e a força feminina!

Esse estande de Minecraft nos deu 40 minutos de diversão ininterrupta (e gratuita)

Como chegar?


Aqui em Berlim, o evento acontece em um centro de convenções chamado Messe Berlin. Ele fica na Messedamm 22 e é facilmente acessado por trem urbano. Existem duas estações próximas: Messe Süd e Messe Nord. A Messe Süd é mais próxima da entrada e você chega lá com o S5. A Messe Nord é um pouco mais distante (uns 10 min de caminhada) e você chega com Ring Bahn (S42 e S41).

Quanto custa?


O preço vai variar dependendo do dia que você vai, se você pretende participar de alguma sessão de fotos ou autógrafos ou de algum painel pago. Só consultando o site do evento para que você possa escolher o que gostaria (e pode bancar) participar.

Quantos joinhas da Carol merece esse passeio?



Nós adoramos o passeio e a Carol se divertiu tanto quanto nós. Não damos mais joinhas pois é um passeio meio caro, onde quase tudo envolvia algum gasto. Além disso, o evento estava bem organizado e interessante mas certamente muito menor do que as Comic Cons americanas e não havia nem um décimo da quantidade de famosos que geralmente aparece nesses eventos (como o de San Diego). Não havia também muitos estandes promocionais, o que é meio frustrante para as crianças que se encantam com essas lembrancinhas por mais banais que sejam. Nosso objetivo agora? COMIC CON DE SAN DIEGO, sem dúvidas!


E se você não assistiu o vídeo da visita ou não conhece o nosso canal, dá uma olhadinha aqui!